Um bom retrato é resultado de um trabalho em conjunto. Mesmo que você seja o cliente ou a cliente, a sua participação é fundamental nesse esforço. As coisas pelas quais você é responsável são a maquiagem e o cabelo (caso esses itens não estejam incluídos no pacote que você contratou), mas principalmente as roupas que você utilizará no ensaio e alguns detalhes acerca da sua imagem. Leia com atenção as observações abaixo, para que o resultado do nosso trabalho seja o melhor possível!

Maquiagem e cabelo:

Começando pela maquiagem, é bastante importante que você contrate um bom maquiador ou maquiadora. Fotos em estúdio e com flash requerem um tipo de maquiagem que você, mesmo que você se maquie diariamente, talvez não saiba fazer. Eu trabalho com alguns profissionais de maquiagem e posso recomendá-los caso você não conheça alguém de sua confiança. E o mesmo vale para o cabelo. O cabelo recém cortado é ideal. E um penteado que valorize o seu rosto é algo que requer a ajuda de um profissional. Assim como no caso da maquiagem, eu posso recomendar pessoas em cujo trabalho eu confio. Consulte comigo sobre se o pacote que você está contratando inclui serviço de maquiagem e cabelo. E, caso não inclua, peça a minha ajuda.

Roupas:

As roupas que melhor funcionam para retratos em estúdio são aquelas que não chamam atenção para si e que, por isso, deixam o destaque todo para o seu rosto, para as suas mãos e para o seu corpo de modo geral. O ideal para retratos em estúdio são roupas mais neutras e de corte mais ajustado ao corpo. Roupas muito largas não funcionam muito bem. Outro detalhe importante é a consistência do tecido das roupas. O ideal são tecidos mais estruturados (que não sejam muito moles), tecidos que não percam a sua forma original. Roupas de alfaiataria funcionam muito bem. Trajes muito informais (camisetas, moletons, bermudas e tênis de academia) não funcionam bem. Outra coisa a se evitar são peças com estampas ou com o logotipo da marca muito visível. O ideal é que as peças sejam de cor única, sendo que não há restrição de cor. Você também é responsável por trazer as roupas em bom estado. É importante, portanto, que as peças venham de sua casa já passadas e sem amassados tanto quanto for possível. Caso você precise de ajuda para escolher os looks para o nosso ensaio, converse comigo na semana anterior ao dia das fotos, para que decidamos isso juntos. Uma coisa que sugiro é que os e as clientes me enviem fotos vestindo as roupas que pretendem utilizar no dia das fotos. Uma outra opção é a contratação de um stylist para lhe ajudar com isso.

Acessórios:

Para os retratos que iremos fazer, é importante evitar o uso de acessórios, tais como brincos, colares, pulseiras, anéis, relógios e óculos escuros. Caso deseje fazer uso de algum desses itens, prefira opções mais discretas. Lembre-se: a ideia é retratar você, e não suas as roupas ou seus acessórios. 

Óculos:

Caso você opte por ser fotografado ou fotografada de óculos de grau, limpe bem as lentes antes do ensaio. Se o seu objetivo são retratos com uma imagem fiel e clara do seu rosto e do seu corpo, evite óculos escuros.

Outros detalhes:

Outros detalhes importantes dizem respeito às unhas e à barba. Alguns retratos se beneficiam da interação da mão com o rosto, por exemplo. E, de modo geral, as mãos são parte muito importante nas fotos. Portanto, é necessário que as unhas estejam bem aparadas e com aspecto apresentável e saudável. Para as pessoas que usam barba, o ideal é que ela esteja aparada de maneira compatível com a imagem que você deseja passar. Caso o seu objetivo seja fazer retratos mais formais, a sua barba deve ser apresentada de acordo. Descuidos nesses aspectos podem resultar em imagens um pouco desleixadas.

Lembre-se de ter uma boa noite de sono antes do ensaio. Caso você acorde com o rosto muito inchado, com aspecto muito cansado ou com alguma condição de pele que possa atrapalhar o ensaio, me comunique, que vamos conversar sobre a possibilidade de um reagendamento.